ANÔNIMO - um mergulho no universo shakespeariano


E se o maior dramaturgo de todos os tempos for uma fraude?
E se Willian Shakespeare for invenção de uma mente brilhante?
Seria esta a maior conspiração do universo literário?


Anônimo (2011) 
103min.
Reino Unido e Alemanha

direção: Roland Emmerich
roteiro: John Orloff


Surgidas a partir do século 19, as teorias sobre a autenticidade das obras shakespearianas ganharam força e embasamentos históricos, sendo atribuídas ao decorrer da história à personalidades como Francis Bacon e Christopher Marlowe e o mais aceito e provável Edward de Vere, 17º conde de Oxford.
E é esta a teoria defendida e mostrada no filme Anonymous, do aclamado diretor alemão Roland Emmerich.




Um ator bêbado, fracassado, sem ética, chantagista, interesseiro  e analfabeto... é assim retratado o homem a que chamam de Willian Shakespeare!

A Inglaterra do século XVI, era comandada pela rainha Elisabeth I, que desmistificando o culto de rainha virgem, é demonstrada como uma mulher luxuriosa e libertina, que amparada pelos conselhos do intelectual Willian Cecil, muitas vezes é levada a decisões contestáveis.
Nesse âmbito nos é apresentado Edward de Vere, conde de Oxford e genro de Cecil, um nobre amante das artes e um escritor extremamente talentoso, impedido por seus títulos reais de escrever suas peças, que na época era visto como uma heresia resultantes de fornicações e prostituições.
Atordoado por esse anonimato, Edward entrega suas obras ao escritor emergente Benjamim Jonson e lhe permite conferir seu nome à elas.
Acometido pelo desespero e temor Jonson, conta seu "infortúnio" para seu amigo, o ator decadente Willian Shakespeare, que atraído pelo dinheiro e pela fama adquire a autoria das peças e começa ser aclamado um gênio pelo povo.




Além da problemática da veracidade de Shakespeare, o filme mergulha no universo das traições e do conflito de interesses que circundava a realeza.
Uma rainha promíscua, insensata e maleável.
Um conselheiro ambicioso e sem escrúpulos.
Um ator deplorável e sem princípios.
E uma rede de conspirações, mentiras, traições e erros...



Um filme incrível que rompe com os conceitos existentes e nos remonta à uma época onde as verdades eram ocultas e as aparências predominavam!!!



trailer legendado

JOANA D'ARC - a santa bruxa guerreira


Jeanne d'Arc (seu nome francês), nasceu numa família camponesa no ano de 1412, na região de Lorena na França.
Com apenas 13 anos, Joana começou à ter visões segundo ela, de São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida... nessas visões, lhe foi revelado que sua missão seria salvar a cidade de Orleans do domínio inglês. Por essas visões, a pequena Joana foi chamada de bruxa por seus vizinhos.
A França vivia nessa época a guerra dos Cem anos contra a Inglaterra.



Motivada por essas visões, ela iniciou treinamentos militares e conseguiu uma conferência com o rei, com apenas 16 anos, Joana obteve seu próprio exército com 7mil homens e o direito de marchar até Orleans .
No dia 29 de abril de 1429, Joana chegou em Orleans, munida de uma bandeira branca. No dia 9 de maio de 1429, o exercito francês comandado por Joana, conseguiu a vitória e o controle de Orleans, sendo que 4mil dos cerca de 5 mil soldados ingleses, estavam aniquilados; a partir de então a guerreira, passou a ser chamada de donzela de Orleans.


Joana comandou outras batalhas e conquistou vitórias. No ano de 1430, quando comandava o exército francês na Batalha de Copiègne perto de Paris, ela  então com 19 anos, foi ferida e capturada pelos borguinhões (aliados dos ingleses).
Seu julgamento durou seis meses, e por fim Joana foi acusada de herege, relapsa e idólatra, e condenada a morrer na fogueira.
No dia 30 de MAIO de 1431, Joana caminhou acorrentada até uma praça no centro de Rouen, onde prenderam-na numa estaca e atearam fogo. Uma vez dentro da fogueira, ela gritou mais de seis vezes a palavra Jesus. Seu corpo carbonizado, acabou exposto em praça pública. Os restos mortais foram queimados e as cinzas atiradas ao rio Sena.
Joana foi canonizada no ano de 1920, pelo papa Bento XV; e declarada padroeira da França em 1922.


"Que o glorioso sol jamais reflita seus raios
sobre o país onde tendes morada:
Mas trevas e a negra sombra da morte vos cerquem,
até que a maldade e o desespero vos levem a quebrar vossos pescoços e enforcar-vos!!!"

Shakespeare na obra Henrique VI, sobre a provável frase dita por Joana d'Arc antes de ser queimada.

A LEMBRANÇA - Juan Ramón Jiménez


Não te afastes, lembranças, não te afastes!
Rosto, não te desfaças, assim,
como na morte!
Continuai a olhar-me, olhos enormes, fixos,
como um instante me olhastes!
Lábios, sorri-me,
como me sorristes um instante!

Ai, fronte minha, aperta-te;
não deixes que se espalhe
sua forma fora do seu vaso!
Oprime o seu sorriso e o seu olhar,
até serem a minha vida interna!

Embora me esqueça de mim mesmo;
embora o meu rosto, de tanto o sentir,
tome a forma do seu rosto;
embora eu seja ela
e nela se perca a minha estrutura!

Oh lembrança, sê eu!
Tu - ela - sê minha lembrança inteira e única, para sempre;
Lembrança que me sorria no nada;
lembrança, viva como a vida,
feita eterna...
apagando-me... apagando-me!!!!

 de: Piedra e Cielo

P.S: Juan Ramón Jiménez é um escritor espanhol, que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1956 e morreu no dia 29 de MAIO de 1958.

JANET GUTHRIE - a pioneira


Nascida em 7 de março de 1932 em Iowa, Janet Guthrie bacharel em física pela University Michigan , instrutora de voo, engenheira espacial e piloto, foi a primeira mulher à disputar a 500 milhas de Indianópolis, no dia 29 de maio de 1977.

Aos 39 anos de idade, sendo 13 de experiência em carros sport, ela foi a primeira mulher à disputar uma corrida da NASCAR Winston Cup Stock Car em 1976.
Em 1977, Janet entrou definitivamente para história do automobilismo, quando foi a primeira mulher à se classificar e disputar as 500 milhas de Indianópolis, onde abandonando a corrida por problemas no carro, ficou na posição 29º; e na Daytona 500, em que conquistou o 12° lugar.

No ano seguinte, Janet voltou à Indianópolis e Daytona e conquistou sua melhor colocação ficando em 9º, e  em Daytona conseguiu o 10º lugar.

Em 1980, Guthrie foi nomeada para o hall da fama das esportistas femininas e em 2006 para o International Motorsports Hall of Fame.






Janet Guthrie - breve história

NEPAL - uma república





Há quatro anos, o Nepal se tornava uma das mais jovens repúblicas do mundo.
O Nepal, um pequeno país que faz fronteira com a China e a Índia, com uma das maiores densidades demográficas do continente asiático e com 12 etnias, proclamou a república em 2008, colocando fim à 240 anos de dinastia.
Abalados pela tragédia que assolou à monarquia no dia 01 de junho de 2001, quando o príncipe herdeiro Dipendra, em um ataque de fúria assassinou seus pais e vários primos, cometendo suicídio logo após; a população assistiu a vitória da assembleia constituinte, que com mais de 90% dos votos, extinguiu a monarquia no país e instaurou a república.



                                                       monte Everest



PERSONAGEM - Cecília Meireles


Teu nome é quase indiferente
e nem teu rosto mais me inquieta
A arte de amar é exatamente
a de ser poeta.

Para pensar em ti me basta

o próprio amor que por ti sinto:
és a ideia serena e casta

nutrida do enigma do instinto.

O lugar da tua presença
é um deserto, entre variedades
mas, nesse deserto é que pensa
o olhar de suas saudades.

Meus sonhos viajam rumos tristes
e, no próprio universo,
tu, sem forma e sem nome existes
silêncio, obscuro e disperso.

Teu corpo, e teu rosto, teu nome
teu coração, tua existência,
tudo - o espaço evita e consome...
eu só conheço a sua ausência.
Eu só conheço o que não vejo.

E nesse abismo do meu sonho,
alheia à todo outro desejo,
me decomponho e recomponho.

A MASSAI BRANCA - uma história de amor







A massai branca (2005)
autor: Corinne Hofmann
editora: Geração editorial - ediouro


O romance autobiográfico A massai branca, conquistou desde seu lançamento em 2005, cerca de 4milhões de leitores em 24 países, sendo traduzido para 19 idiomas.

No livro, a suíça Corinne Hofmann narra sua aventura amorosa com um guerreiro massai durante sua estadia na África, e as consequências dessa paixão.
Corinne então com 26 anos, conhece Lketinga, guerreiro da tribo massai, durante uma viagem com seu namorado ao Quênia, e se apaixona.
Cerca de um ano depois, ela abandona sua confortável vida na Suiça, para se entregar à seu amor.
Conhecidos como "as últimas pessoas não civilizadas da África", os massais possuem especifidades culturais incríveis, que Corinne muitas vezes não compreende.
Durante quatro anos, Corinne vive seu amor em uma tribo isolada, sem entender o idioma local, onde contraiu hepatite e cinco vezes malária, alimentando-se a base de carne de cabra e dando luz à uma menina.

É uma incrível história de como o amor, pode levar as pessoas à seus extremos, sendo submetidas as mais inacreditáveis situações e o momento certo de renunciar aos sentimentos em virtude de algo superior.


P.S: O livro deu origem ao filme homônimo dirigido pela diretora alemã Hermine Huntgeburth.






Corinne e sua filha


OSCAR WILDE - quando tentaram sucumbir um gênio (117 anos depois)



Oscar Wilde nasceu no dia 16 de outubro de 1854 na Irlanda, era filho de um médico e de uma escritora. Criado sob a égide do Protestantismo e amplamente interessado em idiomas e obras clássicas gregas, Wilde mudou-se para Oxford em 1874, para estudar no Magdalen College.
Em 1878, Oscar recebeu o prêmio Newdigate pela obra Ravena.
Wilde fundou o movimento artístico conhecido como esteticismo ou dandismo, que defendia a partir de embasamentos históricos o belo para confrontar os horrores da sociedade industrial, movimento esse que perdeu força durante sua estadia em Paris.
Em 1884, Wilde casou-se com a bela Constance Lloyde, com quem teve dois filhos.
Nos anos seguintes, foram lançados seus maiores sucessos literários, como: O príncipe feliz, O fantasma de Canterville, O crime de Lorde Artur Saville, Salomé e O Retrato de Dorian Gray (sua obra prima, que retrata a decadência da moral humana).



Neste mesmo período, teve início os rumores de sua homossexualidade (ato severamente condenado por lei na Inglaterra) à ponto que não puderam ser negados.
Em 27 DE MAIO de 1895, Oscar Wilde é condenado à dois anos de prisão e trabalhos forçados, por "cometer atos imorais".
Na prisão de Reading, Wilde escreve o clássico anarquista A alma do homem sob o socialismo, a carta pessoal  De profundis, e a sublime A balada do cárcere de Reading, obra na qual disserta sobre a história de C.T.W, um soldado da corte inglesa que é acusado de assassinar a esposa e é condenado à forca. Nesta obra, Wilde adentra na alma humana e tenta explicar ou entender o que leva as pessoas à praticar tais atos, ao mesmo tempo que indaga sobre a justiça mundana frente à justiça divina.
O fato é que Oscar Wilde nunca mais foi o mesmo após a prisão, suas obras marcadas até então pelo sarcasmo, ironias e pela representação constante do belo; se tornou humanística e muitas vezes incrédula.
Wilde morreu em novembro de 1900, em um hotel barato de Paris, vítima de meningite.
Suas últimas palavras foram:

"Este papel de parede é horrível, alguém precisa trocá-lo"!!




BLANCO - Octávio Paz


Me vejo no que vejo
Como entrar por meus olhos
Em um olho mais límpido

Me olha o que eu olho
É minha criação
Isto que vejo

Perceber é conceber
Águas de pensamentos
Sou a criatura
Do que vejo

CHERNOBYL - o horror na história

A Guerra Fria estava em seu auge, no ano de 1986, a chamada guerra armamentista era a ordem vigente, onde o bloco liderado pela URSS se opunha e competia ferozmente com o bloco capitalista encabeçado pelos EUA.
Neste ano, esta competição louca e desenfreada, fez surgir seu primeira catastrófica consequência. No dia 26 de abril de 1986, acontecia o pior acidente nuclear da história, na pequena cidade de Chernobyl, situada na Ucrânia (então pertencente à URSS), quando um acidente ocorreu no reator de número 4 do complexo nuclear da usina.



Com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a Little Boy, bomba lançada sobre Hiroshima, a radiação atingiu além da Ucrânia, a Bielorrússia e a Rússia, estimula que a nuvem radioativa tenha atingido 10 mil km quadrados e 600 mil pessoas tenham sido afetadas.
A política da "cortina de ferro", vigente no bloco comunista atrasou a divulgação da notícia, o que pode ter contribuído para as dimensões do acidente, que só foi divulgado no dia 29 de abril, por uma emissora alemã.
Os efeitos do acidente nuclear de Chernobyil, foram catastróficos, hove mais de 6 mil casos de câncer de tiróide em pessoas que na época do aciente ainda eram crianças. A radiação, provocou anomalias e mal formação em bebês e crianças na época.




As árvores existentes na área atingida foram cortadas e enterradas, e outras árvores plantadas. As árvores que nasceram porém, receberam a radiação, que subiu ao invés de descer, e adquiriu uma coloração avermelhada, o que resultou na chamada "floresta vermelha"




                                       

Atualmente a área correspondente ao acidente de 1986, é considerada o local (ao ar livre) mais radioativo do planeta.

THE ROLLING STONES - 50 ANOS DEPOIS


Em 25 de maio de 1962, surgia na Inglaterra o que viria a se tornar uma as maiores bandas de rock de todos os tempos... formada inicialmente por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, e sob um slogan (ainda que implícito) de "sexo, drogas e rock'n roll" a banda em conjunto com The Beatles, coordenou o que chamaram de invasão britânica.

O primeiro álbum, lançado em 1964 e intitulado apenas de The Rolling Stones, foi o marco significativo da carreira da banda inglesa, que no mesmo ano lançou aquela que iria ser o maior sucesso da história deles, o single  I can't get no -  Satisfaction.
Atualmente, consolidada como uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, e com formação de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood, os Rolling Stones acumula sucessos e polêmicas e comemora 50 anos de carreira... 





TESTEMUNHAS DE UMA GUERRA


(Triage, 2009)


Dirigido por Danis Tanovic

Elenco: Colin Farrel, Paz Viega, Christopher Lee, Kelly Reilly, Juliet Stevenson.



Mais que um filme de guerra, Testemunhas de uma guerra, rompe com todos esteriótipos e se aprofunda no universo do psicológico humano. Contrariando a linha hollywoodiana de romances supérfluos, o filme nos traz uma visão psicanalítica de como o cérebro humano pode se ausentar e camuflar aquilo que lhe é conveniente.

Em conjunto com conflitos interpessoais e traumas familiares, o diretor bósnio, mescla a problemática do Curdistão (uma região dividida entre as fronteiras da Turquia, Síria, Iraque e Irã) e que vive em constante estado de combates, além de demonstrar com maestria a perigosa rotina profissional dos chamados "repórteres de guerra".
Uma história incrível unido com interpretações marcantes... vale muito à pena!!!!

Pesquisar