EDGAR ALLAN POE - o mestre


Considerado o criador do conto policial e mestre das obras de terror, Edgar Allan Poe permanece até os dias atuais como um dos principais ícones da literatura mundial.
Nascido em 19 de janeiro de 1809, em Boston, Poe foi o segundo filho de um casal de atores itinerantes. Ainda recém-nascido seu pai abandonou a família e com apenas três anos de idade, ele perdeu a mãe afligida pela tuberculose, sendo adotado por uma rica família de  mercadores de Richmond.
Muitas das histórias escritas por Allan Poe são baseadas em experiências próprias. Sua vida literária , por exemplo teve início durante sua passagem pelo exército, sendo a guerra um dos principais temas abordado em suas histórias. Nesse período, ele começou escrever poesias e lançou dois livros do gênero Tamerlão e Outros Poemas (1927) e Al Aaraaf, Tamerlão e Poesias Menores (1929).
Expulso do exército por indisciplina, após dois anos de serviços e renegado pelo padrasto, Poe mudou-se para Baltimore  para a casa da sua tia viúva e começou utilizar a escrita como meio de subsistência e em 1935, tornou-se editor literário do Southern Literary Messenger, de Richmond. Nesse mesmo, ele se casou com sua prima e grande amor de sua vida, Virginia Clemm, de apenas 13 anos de idade.
O vício alcoólico de Allan Poe, provocou uma série de demissões para o escritor que trabalhou também em jornais de Nova York e da Filadélfia. Em1839, tornou-se editor assistente da Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua colecção Tales of the Grotesque and Arabesque (traduzido para o francês por Baudelaire como "Histoires Extraordinaires" e para o português como Histórias Extraordinárias), que, apesar do fracasso financeiro na época, é apontada como um marco da literatura norte-americana. Essa obra reúne algumas de suas mais célebres histórias, como O gato preto, O barril de Amontillado, A máscara da morte rubra, Berenice, A queda da casa de Usher e o fantástico Os crrimes da Rua Morgue.


ilustração da obra O gato preto

Concomitantemente ao lançamento mundial de sua obra, Virgínia é acometida pela tuberculose (mesma doença que atingiu sua mãe) e morre, afundando Allan Poe ainda mais em seu vício alcoólico e despertando o ar sombrio em suas obras.
Em 1945, ele lança aquele que viria a ser seu maior sucesso: o poema O corvo que foi traduzido para vários idiomas e alçou Allan Poe para fama mundial.
No dia 3 de outubro de 1849 o escritor foi encontrado pelas ruas de Baltimore em estado delirante e foi levado ao hospital local, onde morreria quatro dias depois.
Anos após sua morte, suas obras foram consideradas obras primas da literatura, sendo fonte de inspiração para grandes nomes dos gêneros de ficção, suspense, terror e policial como Agatha Cristhie e Sir Arthur Conan Doyle.


"Lord, please, help my poor soul" - últimas palavras de Allan Poe

Pesquisar