AS FLORES DE UM DESERTO

Considerado o mais árido e mais alto deserto do mundo, o deserto do Atacama é localizado na região norte do Chile e se estende até a fronteira com o Peru.


A umidade no deserto se aproxima do zero, sendo que as chuvas são raras devido à sua altitude.
Porém no fim do ano o evento climático El Niño favorece a ocorrência de chuvas na região, com um volume equivalente a mais de 15mm.
Durante esse período, ocorre o que os chilenos chamam de Deserto florido, quando as sementes e bulbos adormecidos e depositadas em terreno rochoso germinam, acompanhado por uma proliferação de insetos e lagartos.
O volume das chuvas é importante, mas não é tudo. É preciso ainda que aconteçam em intervalos regulares, nem muito fortes nem muito esparsas, e que as geadas não venham a interromper a germinação durante o inverno.
Se essas condições forem reunidas, o deserto florido pode durar de setembro a dezembro.



Existem no deserto cerca de 200 espécies endêmicas que não existem em nenhum outro lugar do mundo, sendo que dessas, 14 estão ameaçadas de extinção.
O parque Llanos de Challe, a 400 km de Santiago foi criado com o intuito além de vistoriar o deserto, de proteger as flores e preservar o fenômeno. O parque inclusive, promove anualmente um evento denominado Deserto florescer, que inclui dentre suas programações concertos musicais e uma seção de apresentação de produtos típicos.




A beleza e exuberância concede à este evento intrigante uma das mais fascinantes paisagens naturais, sendo responsável por grande atração de turistas para região.




Pesquisar