THE PIXAR THEORY- as surpreendentes coincidências do universo pixariano

Em uma publicação sob o título The Pixar Theory, o jornalista John Negroni nos apresenta sua tese sobre a existência de uma forte conexão entre todos os filmes da gigante de animação digital, sendo que todas as produções podem ser agrupadas em uma determinada ordem cronológica e se submetem à uma mesma  lógica existencial.


Utilizando a física quântica e easter eggs, Negroni afirma que todos os filmes da Pixar se passam em um mesmo universo e contam uma única história: a evolução das espécies e o apocalipse terrestre.
Para explicar resumidamente a tese de Negroni, temos inicialmente que colocar os filmes em ordem cronológica, sendo o primeiro deles Valente.
[aviso: contém spoilers]



Na animação Valente que se passa na idade média (tempo mais longínquo demonstrado nas obras da Pixar) a bruxa que atravessa misteriosamente portas, cria uma poção capaz de humanizar os seres humanos, dando origem ao processo de racionalização de animais e objetos.



O segundo filme na cronologia seria Ratatouille, onde temos a história do rato Remy que adentra na sociedade gastronômica parisiense, este seria o período que os animais racionais se proliferaram e começam interagir com os seres humanos, embora ainda sem estabelecer uma comunicação clara.


Em seguida na cronologia temos Os Incríveis, onde o vilão Síndrome utilizando dos pressupostos da física quântica e partindo da Teoria da Energia do Ponto Zero, com o intuito de exterminar os super heróis, dota as máquinas de inteligência e as transformam em armas letais, sendo surpreendido porém pela revolta das máquinas contra suas ordens.

Em Toy Story temos a explicação da revolução das máquinas, já que tal como os brinquedos possuem uma revolta quanto a sua situação de submissão aos humanos e ao adquirirem "inteligência" se agrupam e se rebelam contra os humanos.


Em uma cena em Toy Story 3, podemos confirmar que a trilogia vem em um período temporal inferior, já que existe uma evidente referência ao casal de Up - filme sequencial - em que aparece um postal de Carl para Ellie, o que leva a conclusão que no período em que se passa a história de Woody e Buzz Lightyear, Ellie ainda está viva.


Enquanto isso a evolução dos animais prossegue e Procurando Nemo narra as consequências devastadoras que a interferência dos humanos pode causar para outras espécies- no caso os animais, além da evolução na racionalização dos animais, que pressupõe a exclusão daqueles que não são capazes de acompanhar esse processo (como no caso de Dory).


Já o melodramático Up- Altas Aventuras é tido cronologicamente como uma obra que demonstra um futuro não tão distante, onde após a evolução de diversos espécimes, Charles Muntz (velho ranzinza) inventou uma coleira que possibilita a comunicação entre os animais e os seres humanos.


Ainda em Up as aventuras do velho Carl se iniciam após as ferrenhas investidas de uma empresa que pretende modernizar o ambiente e para isso assedia-o para vender sua casa e ceder espaço. Acontece que o nome dessa empresa BNL (Buy-n-Large) aparece inicialmente em Toy Story - sendo fabricante das pilhas do Buzz - e Procurando Nemo e posteriormente Wall - E.


As animosidades entre máquinas, animais e seres humanos se intensifica e Carros sugere que os vencedores dessa batalha foram as máquinas, o que transformou o planeta em um ambiente impróprio e inabitável para os humanos, que são obrigados a viver fora da Terra, cenário onde ocorre Wall-E.


Enquanto os seres humanos vivem a bordo de uma nave - Axiom - e se tornam mais dependentes das máquinas (voltando ao estágio de "inanimação" e se equiparando aos objetos ), a existência dos carros entra em colapso na Terra, uma vez que necessitam de humanos para viver e enfrentam uma crise de combustíveis.
A missão de limpar o planeta adquirido pela BNL não obtém êxito e cerca de 800 anos após deixarem o planeta, os seres humanos retornam trazendo consigo: o robozinho Wall-E, sua companheira barata e uma árvore plantada em um sapato.



A árvore que nos créditos finais cresce, se assemelha muito com a árvore presente em Vida de Inseto.
Sabemos que alguns insetos sobreviveram ao apocalipse por causa da existência da barata em Wall-E e em Vida de Inseto é notável a presença de humanos - ainda que poucos - devido aos diálogos presentes no filme (como o inseto que afirma ter tido suas asas arrancadas por um garoto).
Dentre os fatores que colocam Vida de Inseto num período pós apocalíptico está a possibilidade de que os insetos passaram por mutações radioativas o que os permite viver por longo período (em um momento uma formiga afirma se sentir novamente com 90).
Ao contrário das produções anteriores - considerando essa ordem cronológica - Vida de inseto, trás o assemelhamento dos animais à condições humanas, sendo que os insetos reproduzem o modo de vida humano em diversos aspectos.


Porém as catástrofes apocalípticas resultaram em mutações genéticas que fizeram surgir uma nova espécie: os monstros. Sendo assim, Monstros S.A e Universidade de Monstros são tidos como os últimos componentes dessa ordem cronológica.
Segundo Negroni as máquinas e os animais esqueceram seus vínculos com os humanos e provocaram sua extinção, colocando em risco a existência dos monstros, que tinham como fonte de energia algo produzido pelos humanos. A solução encontrada foi a disposição de portas que funcionavam como portais de viagens temporais, onde os monstros poderiam voltar para algum período passado para adquirir energia provinda dos seres humanos.


O mais incrível na teoria de Negroni é que ele afirma que a menininha encantadora de Monstros, a Boo é a mesma bruxa de Valente.
Segundo ele a garota ficou tão fascinada pelo monstrinho que se recordando da tática das portas, ela vagava pelo tempo a procura dele. Boo teria viajado através do tempo para Idade média, afim de adquirir mais magia e isso se prova em duas cenas de Valente; um desenho do Sully entalhado na madeira e a presença do caminhão de pizza também entalhado na madeira (ela teria presenciado a revolta das máquinas, já que naquela época não existia carros.)



A Pixar Theory desenvolvida por Negroni basicamente disserta sobre a tese de todos os filmes da Pixar tratarem da evolução dos humanos para super heróis, dos animais para monstros e dos objetos para máquinas e o colapso dessas interações e isso tudo sob a perspectiva da paixão de uma menina por seu amigo.


texto original: http://jonnegroni.com/2013/07/11/the-pixar-theory/

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