FIDEL E RAÚL: MEUS IRMÃOS



Título: Fidel e Raúl, Meus Irmãos
Subtítulo: A História Secreta
Autor: Juanita Castro
Editora: Planeta
Ano: 2011
Idioma: Português

Juanita Castro Ruz sempre foi coadjuvante e ofuscada pelo emblemático percurso na história de seu país traçado por seus irmãos Fidel e Raul Castro, o conhecimento geral sobre ela  se restringia à sua contrariedade às políticas adotadas por Fidel (fato que ocasionou seu exílio em 1965). Porém Juanita teve sua figura reacesa no cenário mundial com a notícia de lançamento de um polêmico livro autobiográfico, que prometia trazer histórias do âmago da família Castro e de revelar fatos políticos ocultos sobre o modo operante de seus irmãos e desafetos.


O livro em questão, rotulado pela impressa cubana como "um folhetim de mau gosto e imoral", é fruto de uma parceria entre Juanita e a repórter mexicana María Antonieta Collins e disserta sobre as lembranças de Juanita de sua vivência familiar, desde a infância em uma fazenda até o conturbado período de desentendimentos com seus irmãos e o seu fatídico exílio voluntário.


Dentre memórias e fatos bizarros como a rejeição de Juanita à figura de Che Guevara, é revelado uma grandiosa rede de conspirações e segredos que envolvem a família Castro, como seu envolvimento com a CIA (mediado pela embaixatriz do Brasil em Cuba) e a tirania de Fidel que movimentado por seu ego, sentia-se no direito inquestionável de opinar sobre qualquer assunto que lhe implicava ou não.


Focando propositalmente na figura de Fidel, Juanita por vezes deixa explícito sua intenção de desconstruir o mito de herói formulado sob sua imagem, nos apresentando um indivíduo autoritário, promiscuo, impulsivo, vingativo e extremamente egoísta.


Em uma das passagens do livro, Juanita afirma que Fidel foi vítima de várias tentativas de assassinato por parte da CIA, uma vez que sua figura com enorme apelo popular e sua postura firme incomodavam e eram tidos como um empecilho para os interesses defendidos por eles.


O relato de Juanita Castro abrange muito mais que escândalos familiares e políticos, ele possibilita o maior entendimento dos bastidores de um momentos mais importantes da história mundial (revolução cubana), tal como as táticas políticas e o reconhecimento mais profundo de um dos líderes mais influentes do último século.


Pesquisar