ESPELHOS DA MEMÓRIA - a genialidade de Tom Hussey

A proposta da empresa farmacêutica Novartis era promover uma campanha sobre um medicamento de combate ao Alzheimer e para isto confiou a missão ao consagrado fotógrafo publicitário Tom Hussey e o resultado alcançado foi uma das mais belas campanhas publicitárias já feita.
O Alzheimer é uma doença degenerativa que acomete indivíduos idosos e cujo sintoma mais comum é a perda gradativa da memória recente ou incapacidade de memorizar informações novas e, portanto, recorda-las.  A Novartis desenvolve um medicamento administrado a doentes de Alzheimer – o Exelon Patch – que permite o retardar do declínio cognitivo, tratar alguns dos sintomas e controlar as alterações de comportamento.
Sabendo disto e tendo como base uma conversa que Tom havia tido com um veterano de guerra (Gadner), que prestes a completar 80 anos de idade dizia se sentir ainda um jovem, o fotógrafo decidiu fazer um ensaio fotográfico na qual as pessoas se vissem jovens no espelho, a ideia é simples e já que ninguém existe sem um passado: recordar é viver

"Ele estava prestes a comemorar o seu 80º aniversário e comentou que não entendia como poderia fazer 80 anos de idade e sentir-se ainda um jovem (…). Percebi que toda a gente pensa o mesmo numa determinada fase da sua vida. Construí uma casa de banho e fotografei Gardner olhando para o espelho, vendo-se como um jovem de 25 anos de idade” disse Tom.

A campanha que foi lançada em 2009 (sendo ampliada no ano seguinte) teve grande aceitação do público e ainda hoje tem o poder de emocionar ao mero olhar, utilizando o sugestivo nome "Reflexos" é amplamente perceptível o estilo nostálgico usado pelo fotógrafo.
A sensibilidade e o resultado alcançado por Tom é algo admirável.












Dado complementar:  Em todo o mundo existem mais de 25 milhões de doentes de Alzheimer sendo que aproximadamente 1 milhão são brasileiros.

Conheça outros trabalhos Tom Hussey:
http://www.tomhussey.com

Pesquisar