PSEUDOPAÍSES - 5 atuais países "inexistentes"

                                     

Atualmente a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece 193 países oficialmente como membros, sendo que o Vaticano e a Palestina, são tidos como "observadores permanentes" da entidade.
Os requisitos para um Estado ser reconhecido um País, são os seguintes:

  • Tem que ter o território definido.
  • Tem que ter um governo.
  • Tem que ter uma moeda própria.
  • Tem que ter população permanente.
  • Tem que ter características e dados.
Durante anos várias mudanças já aconteceram no mapa-mundi, sendo constantes as mudanças de limites territoriais e também o surgimentos de novos países independentes. A história nos mostra que diversos países que hoje existem, no passado eram territórios pertencentes a alguma nação e com o tempo se tornaram independentes e vieram a ser um novo país.
Atualmente esse fenômeno continua ocorrendo, e Estados não reconhecidos lutam para declarar sua independência e ter sua autonomia reconhecida diplomaticamente em todo o mundo, muitos desses territórios porém, provavelmente são desconhecidos pelo resto do planeta. Segue cinco exemplos de possíveis futuros países dos quais você provavelmente nunca ouviu falar:

1. ABECÁSIA


Tida atualmente como uma republica autônoma da Georgia, a Abecásia era pertencente a URSS e declarou independência no ano de 1991, o que resultou em uma guerra com a Geórgia no ano seguinte, os conflitos na região não cessaram e em 2008, outro embate na região (dessa vez, pela independência da Ossétia do Sul) acabou promovendo uma mudança: Rússia, Nicarágua, Venezuela, Nauru, Vanuatu e Tuvalu reconheceram formalmente a independência da Abecásia naquele ano, porém a Georgia não concedeu a independência da região até hoje.

2. REPÚBLICA MOLDAVA DA TRANSNÍSTRIA


Oficialmente parte da Moldávia, a Transnístria reivindica sua independência desde a década de 1990.
Em 1991 em meio à onda de independências das ex-repúblicas soviéticas, a Moldávia decretou a obrigatoriedade da língua moldava em todo o seu território e proibiu o ensino e a utilização do russo. Esse impasse desencadeou uma guerra civil no território separatista, que somou inúmeras mortes e só culminou no ano seguinte após a intervenção militar da Russia em apoio a Transnístria.
Embora não reconhecido, a Transnístria declarou sua independência e mantem essa situação de fato, havendo atualmente uma fronteira real entre a Moldávia e o território, com controles militares, policiais e aduaneiros de cada lado, que todavia não impedem a normal circulação de pessoas e bens. A tensão na região é evitada pela presença de um contingente das Nações Unidas, constituídos por militares russos.

3. ALTO CARABAQUE ( Nagorno-Karabakh )


Oficialmente um território pertencente ao Azerbaijão e próximo à fronteira da Armênia, o Alto Carabaque declarou independência no ano de 1991, não obtendo reconhecimento ou aprovação de nenhuma nação.  
Entre 1988 e 1994, a região foi alvo de uma sangrenta disputa entre o Azerbaijão e a Armênia que culminou com um cessar fogo mediado pela Russia.
Hoje, ambas as nações possuem mísseis ofensivos, e há apreensão pela possibilidade de agravação do embate entre os países vizinhos.

4. REPÚBLICA DA SOMALILÂNDIA


Localizada no chifre da Africa e oficialmente parte integrante da Somália, a Somalilândia é antigo protetorado britânico que declarou sua independência unilateralmente em 1991.
Sob a nomenclatura de Republica da Somalilândia, o território parece experimentar menos insegurança e violência e se desenvolver mais efetivamente do que o resto da Somália.
Atualmente a região vive sob uma relação amistosa com a Somália e possui um gabinete diplomático no Reino Unido.

5. REPÚBLICA TURCA DO CHIPRE DO NORTE


Reconhecido como país apenas pela Turquia, a região do Chipre do Norte integra oficialmente a Republica do Chipre.
Em 1974 o Chipre foi invadido pela Turquia e em 1983, a área declarou unilateralmente a independência da República Turca de Chipre do Norte. Só a Turquia reconhece o território separatista, e o país mantém cerca de 30.000 tropas no norte da ilha.


FONTE INSPIRATÓRIA:

Pesquisar