MENINA DOS OLHOS - Tiê e a nova face da música brasileira


A termologia MPB surgida em meados do século XX, foi aplicada e definida como gênero musical apenas a partir da segunda metade dos anos de 1960 para distinguir a segunda geração da Bossa Nova.
Tendo como intuito inicial a defesa fiel das raízes da música brasileira e despontando como ícones maiores desse novo gênero os célebres Chico Buarque, Gilberto Gil e Elis Regina, a MPB evoluiu com o tempo e incorporou em seu viés novos ritmos, estilos e personalidades.
Na última década o cenário de música brasileira assistiu um crescente surgimento de novas cantoras que contribuiu de forma decisiva para repaginar ainda mais a noção da MPB, que figura atualmente como um gênero acolhedor e suscetível à mudanças e incorporações de especificidades, uma dessas talentosas cantoras é Tiê.


Dona de uma beleza marcante, um carisma surpreendente e um nome inusitado, Tiê Gasparinetti Biral, despertou ainda jovem sua audácia e coragem que seriam suas características definitivas.
Nascida em uma família de classe média, com apenas 13 anos Tiê ingressou no mundo da moda sem, no entanto, esquecer suas afinidades musicais.
No ano de 2000 a jovem embarcou para uma temporada de um ano em Nova York onde estudou música, expressão corporal e aperfeiçoamento vocal. De volta ao Brasil e decidida a dedicar-se ao cenário musical, ela começou a fazer shows em bares e casas de shows  de pequeno porte.


A meiguice melódica da cantora despertou o interesse crítico que logo a elegeu uma das mais promissoras vozes brasileira, e em 2007 ela gravou em parceria com Dudu Tsuda (tecladista da conceituada banda mineira Pato Fu) um EP com quatro musicas.
No ano de 2009 somando 28 anos e em plena maturidade musical, Tiê lançou seu primeiro disco denominado "Sweet Jardim", que trazia dez faixas autorais que gravadas ao vivo teve grande aceitação do público.
O cd trazia além de músicas autobiográficas como "Passarinho", canções arrebatadoras e emocionantes como "A bailarina e o astronauta" que contava com o acompanhamento fiel de sua intérprete ao violão e parcerias importantes como de Toquinho em sua canção-título.


Além de render uma indicação de revelação do Prêmio Multishow de 2010, Sweet Jardim lhe proporcionou shows por todo Brasil e Nova York, uma turnê pela Europa e foi eleito pelo periódico Folha de São Paulo como um dos 50 discos que ajudaram a formar a identidade musical brasileira nos anos 2000.
Entusiasmada pela receptividade alcançada no primeiro trabalho, a cantora lançou em 2011, seu segundo trabalho que recebeu o nome de A coruja e o coração que trouxe releituras de sucessos, além de parcerias e participações especiais como de Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz.



Considerado uma das mais satisfatórias surpresas do cenário musical brasileiro e com um instrumental mais denso que no primeiro cd, a música principal do aclamado "A coruja e o coração" foi a autoral "A varanda da Liz", que tratou-se de uma homenagem que a cantora fez a sua filha.





Com desenvoltura e charme, Tiê vem conquistando ouvidos e corações enquanto se encaminha para o hall das maiores cantoras de todos os tempos.



Pesquisar