PROJETO UNBREAKABLE - palavras que ferem

Segundo um estudo divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em seu site oficial, em todo o mundo, uma em cada cinco mulheres será vítima ou sofrerá tentativa de estupro durante sua vida, sendo que pesquisas indicam que normalmente os agressores fazem parte do mesmo ciclo social da vítima e ainda de acordo com a Organização Mundial de Saúde cerca de 47% das mulheres afirmam que a primeira relação sexual foi forçada -ainda que psicologicamente- pelo parceiro. Estes fatores podem ser justificados por uma implícita 'cultura do estupro' ainda vigente em pleno século XXI, que fomentada pela secularização da visão de "macho alfa" que impõe seus desejos e sua virilidade sob o frágil sexo oposto e posteriormente sob os homossexuais, no que chamamos formalmente de machismo, e em uma política absurda de segregação e permutação de culpa que apresenta a vítima como eventual responsável pelo crime sofrido por ela, o que gera um enorme embate social e constrangimentos significativos para a mesma .
 Baseado nessa realidade e partindo da proposta de amenizar os traumas sofridos pelo estupro, a fotógrafa Grace Brown iniciou em 2011 o projeto Unbreakable (inquebrável), no qual vítimas de abusos sexuais são fotografadas exibindo em um cartaz uma frase que o algoz deferiu no momento do ato e que permeou a mente do agredido.
O projeto que conta atualmente com mais de 400 depoimentos visuais, se tornou um fenômeno de popularidade e foi aderido como um objeto de defesa e luta contra os crimes sexuais, uma vez que de maneira lirista, confronta o público para uma reflexão em torno do sofrimento gerado por tal ato.

Segundo Monica Moss, uma das vítimas fotografada por Grace, "é uma forma de vítimas tomarem de volta o poder sobre as palavras que foram usadas contra elas".


"Se alguém descobrir eu te matarei". Meu pai.


             "Se alguém descobrir ninguém mais vai querer algo com você". Minha mãe após me levar para abortar o bebê do meu pai.


"Não podemos confrontar seu tio" Meus pais (eu tinha dez anos)


“Seus pais foram jantar, mas não se preocupe – eu vou cuidar de você.”


“Ande logo e arrume essa bagunça” – ele se referindo ao sangue e sêmen no chão.


“Ninguém vai acreditar em você. Sou seu marido – é a sua palavra contra a minha”


“O que temos é tão especial, que as outras pessoas não vão entender.”


"Isso é o que os pais fazem com as suas filhinhas. Você sabe que te amo."


"Isso é bom, não é?" (eu tinha 6 anos)


"Você gosta disso?"


"Não vão acreditar em você. Vão pensar que você é louca. Ninguém nunca mais vai te amar." Meu tio, quando eu tinha 3,4,5,6 e 7 anos


“Você é bonita demais pra ser lésbica.”


“Pare de fingir que você é um ser humano.”


“Você é uma menina má, não eu. Se lembre que você começou tudo isso.”


tumblr oficial do projeto:

Pesquisar