CHERNOBYL - o horror na história

A Guerra Fria estava em seu auge, no ano de 1986, a chamada guerra armamentista era a ordem vigente, onde o bloco liderado pela URSS se opunha e competia ferozmente com o bloco capitalista encabeçado pelos EUA.
Neste ano, esta competição louca e desenfreada, fez surgir seu primeira catastrófica consequência. No dia 26 de abril de 1986, acontecia o pior acidente nuclear da história, na pequena cidade de Chernobyl, situada na Ucrânia (então pertencente à URSS), quando um acidente ocorreu no reator de número 4 do complexo nuclear da usina.



Com a liberação de 400 vezes mais contaminação que a Little Boy, bomba lançada sobre Hiroshima, a radiação atingiu além da Ucrânia, a Bielorrússia e a Rússia, estimula que a nuvem radioativa tenha atingido 10 mil km quadrados e 600 mil pessoas tenham sido afetadas.
A política da "cortina de ferro", vigente no bloco comunista atrasou a divulgação da notícia, o que pode ter contribuído para as dimensões do acidente, que só foi divulgado no dia 29 de abril, por uma emissora alemã.
Os efeitos do acidente nuclear de Chernobyil, foram catastróficos, hove mais de 6 mil casos de câncer de tiróide em pessoas que na época do aciente ainda eram crianças. A radiação, provocou anomalias e mal formação em bebês e crianças na época.




As árvores existentes na área atingida foram cortadas e enterradas, e outras árvores plantadas. As árvores que nasceram porém, receberam a radiação, que subiu ao invés de descer, e adquiriu uma coloração avermelhada, o que resultou na chamada "floresta vermelha"




                                       

Atualmente a área correspondente ao acidente de 1986, é considerada o local (ao ar livre) mais radioativo do planeta.

Pesquisar