GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA AMÉRICA LATINA - desmistificado o herói latino


autores: Duda Teixeira e Leandro Narloch
editora: LEYA Brasil
ano: 2011
páginas: 320

Unidos por um passado sofrido marcados por colonizações desastrosas, ditaduras violentas e imposições culturais; o povo latino-americano partilha como denominador comum o culto exacerbado aos personagens que contribuiu significavelmente para suas histórias: os chamados heróis latinos.
O livro Guia politicamente incorreto da América latina tem como objetivo a desmistificação do esteriótipo desse herói. Por meio de uma linguagem simples e uma diagramação agradável os autores nos apresenta versões muitas vezes surpreendentes e totalmente diversas do que nos é mostrado nos livros didáticos.
Nas 320 páginas, personalidades como Che Guevara, o casal Peron, Simon Bolívar, Salvador Allende e Augusto Pinochet são demonstrados de uma maneira peculiar e dessacralizante, reformulando ou pelo menos contestando as imagens que povoam o imaginário popular.
A obra porém conta com alguns fatores negativos, os autores, ambos jornalistas da revista Veja optaram em muitas vezes por fontes bibliográficas contestáveis, simplificações oportunas e interpretações e colocações discutíveis.
Condenada pela crítica por se tratar de uma obra de cunho jornalístico e não histórico, o livro traz a dúvida sobre a credibilidade de suas informações e sobre sua independência editorial e consequente conflito de interesses envolvidos nessa teórica desmistificação.
O livro ainda assim, traz fatos relevantes em relação à história de personagens importantes da América Latina, com a intenção de popularizar os fatos históricos (embora equivocadamente), os autores entram em um campo minado em que as afirmações deveriam ser melhor esclarecidas e revisadas, sob o risco de atingir e influenciar de maneira pejorativa os menos afortunados de conhecimentos históricos.
Com certeza é uma obra a ser analisada, mas preferencialmente por indivíduos que tenham domínio sobre a história latino-americana, que tenham curiosidade em conhecê-la ou ainda que não se contentem com uma versão exclusiva e unilateral dos fatos.


os autores

Pesquisar