UM MÉTODO PERIGOSO - ética, romance e psicanálise


título original: A dangerous method
país: Inglaterra, Canadá e Alemanha
ano: 2011
drama
direção: David Cronenberg
elenco: Keira Knightley, Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Vicent Cassel

Dirigido pelo canadense David Cronenberg, o filme traz o conturbado envolvimento amoroso entre o jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) e a problemática paciente Sabina Spelrein (Keira Knightley) ao mesmo tempo que demonstra a relação conflitante entre Jung e seu mestre Sigmund Freud.
Sabine é uma mulher de classe média, que tem crises constantes de histeria e é levada até Jung, um psicanalista emergente que utiliza os inovadores métodos do já conceituado Freud para tratar seus pacientes, como última tentativa de cura.
Por meio da metodologia da conversa, Jung ajuda a jovem descobrir e aceitar a origem de seu problema, ao mesmo tempo que influenciado por seu paciente e colega de profissão Otto Gross, ele inicia um perigoso romance com Sabina.
Paralelamente à história amorosa de Jung e Sabina, o filme mostra também a relação ambígua entre Freud e seu aluno Jung, em que a admiração e o repeito foi aos poucos sendo supridos pela divergência latente de opiniões e ideias.
Nutrida por uma excelente atuação de Keira Knightley e Michel Fassbender, Um método perigoso traduz de forma singela, sensata e entusiasmante um dos mais importantes momentos da história da psicologia mesclando com o encontro de dois dos maiores gênios da humanidade e trata de assuntos como o "complexo de Electra" e sadomasoquismo. 
Um filme esclarecedor e muito bem elaborado!!





Pesquisar