ROCK'N ROLL - a história do gênero mais amado do mundo



O rock surgiu em meados dos anos 50, oriundo o sul dos Estados Unidos e fruto de uma formidável mistura dos ritmos blues e country music (ritmos cultivados pelos negros americanos).
Em 1952, o radialista Alan Freed batizou seu programa de Moondog's rock and party, criando assim o termo rock'n roll para designar este novo ritmo (teoricamente).
Os primeiros cantores de rock emergiram, como Chuck Berry e Bill Halley. Mas foi em junho de 1954, um jovem caminhoneiro de Memphis, deu o primeiro passo para universalizar este ritmo, quando gravou  "That's all right Mamma".
O caminhoneiro em questão, era Elvis Presley, que viria se tornar o "rei do rock". Com sua beleza, carisma e talento ele conquistou o mundo e se tornou um dos principais representantes do gênero.


O ritmo frenético e as atitudes impulsivas dos astros, cativaram os jovens na década de 60, que viviam sob a sombra da guerra fria e viam no rock um método libertário, uma via rebelde para protestar.
Nesta época o ritmo já tinha conquistado o público e na costa oeste dos Estados Unidos, surgia uma nova ramificação do gênero: o surf rock apresentada pelo grupo Beach Boys, enquanto Bob Dylan fazia com maestria a junção entre folk e rock.
No outro lado do Atlântico, se dava inicio a chamada "invasão britânica" e bandas como The Who, Rolling Stones e The Beatles surgiram com força e gás total.
Enquanto no Brasil, a jovem guarda encantava a juventude e dava início o rock brasileiro, na Inglaterra os garotos de Liverpool duelavam popularidade com os durões Stones, nos Estados Unidos surgiam um novo ideal sob o comando do emblemático Jim Morisson e seus The doors.
O psicodelismo apoderou-se do rock e os magníficos "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (The Beatles) e "Their Satanic Magesties Request" (Rolling Stones) sacramentou essa como uma das melhores fases da história gênero.




Munidos pelo lema "sexo, drogas e rock'n roll", os astros ditavam modas e eram acompanhados por multidões de admiradores reacionários.
Já no final da década de 60, o movimento hippie ganhou força, pregando a ideologia do "peace and love" por meio de seus representantes supremos; Jimi Hendrix e Janis Joplin, conquistaram o gosto popular, e no ano de 1969 foi realizado o maior festival de música dessa geração: o Woodstock, que reuniu durante três dias alguns dos maiores músicos da época.



A geniosa banda britânica Pink Floyd surgiu nos anos 70, mesclando com uma exatidão invejável o psicodelismo e o rock progressivo (que muito se aproximava da música erudita), e lançou um dos álbuns mais intrigantes da história: o ambíguo "The Wall".
A década de 70, foi sem dúvida a mais produtiva em relação as inovações do gênero, que assistiu também o surgimento do punk, heavy metal e hard rock.
O punk criado com o intuito de chocar o sistema vigente, teve como principal representante a banda inglesa Sex Pistols, seguidos dos inesquecíveis e carismáticos Ramones e a The Clash e tinha como especificidade a fixação por temas sociais.
O hard rock inaugurado no início da década de 70 e que tinha como característica a utilização expressiva e intensa da guitarra, inicialmente não agradou muito à crítica, contudo aflorou algumas das bandas mais importantes do rock, como Scorpions, Kiss, Alice Cooper, Rush, Deep Purple, AC/DC, Led Zeppelin, Guns n' Roses e Aerosmith (considerada a maior banda de rock da América).
O heavy metal pouco se difere do hard rock e tem como representantes maiores o Black Sabbath, Iron Maiden, Metallica, Megadeth e Anthrax.







Ainda no início dos anos 70, surgiu uma nova ramificação do rock que não agradou muito a crítica e que não atraiu muitos fãs: o chamado glam rock.
Caracterizado pela androginia e por visuais espalhafatosos, o glam rock emergiu sob a figura do camaleão David Bowle.
No Brasil, despontava o maior cantor brasileiro do gênero Raul Seixas e a rainha do rock Rita Lee emergia ao mesmo tempo que o emblemático Secos e Molhados e o enigmático Barão Vermelho de Cazuza.
Enquanto na Inglaterra surgia um fenômeno arrebatador, utilizando um novo arranjo denominando Glam metal, a banda trazia em seu nome uma homenagem (ou não) à realeza do país.... era o Queen, que liderado pelo carismático Freddie Mercury reunia multidões enlouquecidas por onde passava e determinou alguns dos hinos do rock.






Os anos 80 trouxe consigo os resquícios das inovações da década anterior, da qual surgiram outros sub-gêneros, como o pós punk, o new wave e o rock alternativo.
O pós punk foi caracterizado pela melancolia do som e das letras e o baixo sobrepõe o som e a utilização da guitarra. Deste sub gênero surgiu as inglesas The Smiths e The Cure e a irlandesa U2 (que logo abandonou esse estilo e optou pelo pop rock).
É deste estilo que surgiram os góticos e os darks.
O pós punk influenciou o surgimento de diversas bandas, que mais tarde abandonaram o estilo e optaram por outros, como é o caso no Brasil do Legião Urbana e Titãs.





Mas foi no final da década de 80 e início dos anos 90, que o rock caiu definitivamente no gosto popular, quando estourou um novo movimento: o rock alternativo, que iniciado pela banda R.E.M, trouxe consigo inúmeras ramificações, que enlouqueciam as pessoas e gerou uma legião colossal de fãs.
Enquanto na Califórnia, os rebeldes do Red Hot Chili Peppers mesclavam o som pesado e hip hop e a também californiana Green Day começava fazer barulho, em Seattle garotos que não se preocupavam com o visual começaram atrair cada vez mais fãs, liderados pelo insurgente Kurt Colbain  a banda Nirvana apresentava ao mundo o estilo grunge.
O grunge se tornou mainstream e revelou uma explosão de bandas de Seattle, como Pearl Jam e Alice in the Chains.




Ainda na década de 90, várias ramificações surgiram e influenciaram as bandas subsequentes: como o britpop (Oasis), o pós alternativo (Foo fighters), o metal alternativo (Faith no more, System of a down e Audioslave), o indie rock ( Radiohead, The Strokes, Artic Monkeys, Belle & Sebastian e a melodramática Coldplay), o new metal (Slipknot e Link Park), o black metal (Sarcófago), o groove metal (Sepultura) e o pop punk (Blink 182 ) entre outros.




Pesquisar