YAKUZA - mistérios e códigos da máfia japonesa

A Yakuza surgiu em meados do início do século XVII nos grandes centros econômicos do Japão, como uma iniciativa de samurais desempregados e mascates armados começaram a se associar para roubar e vender proteção. Seu nome é baseado em um jogo chamado Sanmai Garuta (semelhante ao jogo "blackjack" ), em que a soma de cartas 8, 9 e 3 determina uma derrota; em japonês ya, ku e za seriam respectivamente as abreviaturas dos números 8, 9 e 3, ou seja: o nome YAKUZA seria algo equivalente à perdedor ou derrotado.
Nos séculos seguintes a máfia foi incorporando membros e aumentando seu poderio de atuação, com a industrialização, no final do século 19, a Yakuza passou a controlar portos e aliou-se a grupos extranacionalistas, contrários ao processo de democratização pelo qual o país passava. Depois da 2ª Guerra Mundial, os negócios foram expandidos para todo tipo de atividade ilícita, especialmente  tráfico de drogas e armas, fraudes financeiras e administrações de prostíbulos.
Atualmente cerca de 2/3 dos homicídios com arma de fogo no país são atribuídos à Yakuza, que movimenta cerca de 47 bilhões de dólares anualmente e comanda diversos setores da economia mundial. Organizada em diversos subgrupos (famílias) totalizando aproximadamente 83,1 mil integrantes, a máfia é comandada por 3 famílias principais:
* Yamaguchi
* Inagawa
* Sumiyoshi

A presença de mulheres na máfia era estritamente proibida reflexo do machismo partilhado no Japão, até o fim do século XX, quando a participação feminina foi minimamente permitida.
A principal diferença da máfia japonesa para as demais máfias existentes em outros países, é que estes não fazem questão de manter em sigilo a suas identidades, sendo que os integrantes da máfia Yakuza são conhecidos por suas tatuagens, sua vestimenta (terno preto) e códigos de conduta.
As tatuagens presente em parte significativa ou ainda em todo corpo, feitas de modo rudimentar é tradicionalmente vistas como uma maneira de demonstrar fidelidade à máfia e aos seus conceitos.
Dentre os códigos da Yakuza, estão a honra, o respeito e a lealdade; sendo que as penalidades a qualquer descumprimento desses conceitos é ferrenha.
Dentre as principais penalidades utilizadas pelos yakuzas, estão:

yubesume: que consiste em cortar a falange do dedo mindinho como pedido de desculpas.
seppuku: que é aplicado para punir erros mais relevantes, e consiste em cortar a barriga do desleal.

Apesar de serem tratados como criminosos, os yakuzas são admirados por seus códigos de honra, sendo comparados aos samurais e fazem muitas vezes boas ações para a população (tal qual a proteção e assistência).




Pesquisar