CENTRALIA- cidade em chamas




A pacata cidade de Centralia localizada no estado da Pensilvânia, já viveu seu auge com a ação mineradora, quando tinha cerca de 5 mil habitantes e vivia uma certa evolução, com a instalação de teatros e cinemas.
Em 1962 porém, essa paz interiorana foi rompida quando um grupo de bombeiros voluntários, foram contratados para fazer a limpeza do aterro sanitário da cidade, um trabalho anual padrão onde no final o lixo era queimado, neste episódio porém a limpeza foi feita próximo às instalações mineradoras e o fogo se espalhou, instaurando um acidente na mina de carvão que se estendia por toda parte subterrânea da cidade, iniciando um incêndio sem proporções.
Em 1979, o dono de um posto de gasolina mediu a temperatura de seus tanques subterrâneos e constatou a incrível temperatura de 78º C. 
Com as temperaturas elevadas o asfalto começou a ceder e a rodovia que ligava a cidade foi interditada. No ano de 1981, um menino de 12 anos caiu em um buraco que repentinamente se abriu diante dos seus pés, e foi socorrido por um amigo. No abismo que tinha cerca de 40 metros de profundidade, era possível ver as chamas ardendo e segundo o garoto "era como se estivesse caindo no inferno".
Em 1984, com temperaturas em torno dos 75º C, com o fogo ardendo sem tréguas no subsolo, com a liberação de gases tóxicos e com inúmeras tentativas vãs do governo para conter o incêndio a população foi evacuada para localidades vizinhas, com um investimento que custou 42 milhões de dólares aos cofres americanos.
Atualmente cinco residências ainda são habitadas na cidade, sendo que são realizadas semanalmente missas na igreja local. O fogo que arde sob a cidade continuará assim por cerca de 500 anos, segundo cientistas e a temperatura no interior da mina atinge 537,8 º C, sendo mais elevadas que as registradas no planeta mercúrio.






Pesquisar