A RESISTÊNCIA - rompendo esteriótipos


Título original: The Brest fortress
País: Rússia
Gênero: Guerra
Ano: 2010
Duração: 138 Min.
Produtora: FlashStar Home Video
Direção: Aleksandr Kott
Elenco: Aleksey Kopashov, Andrey Merzlikin, Pavel Derevyanko, Aleksandr Korshunov


Confesso que me opus ferrenhamente ao primeiro ímpeto de comprar esse DVD, assim que li em seu verso, o substantivo RÚSSIA  logo depois da palavra país de origem. Entretanto entusiasmada por uma capa atraente o coloquei de lado, enquanto escolhia outros títulos; por fim cedi a minha curiosidade e o levei... e em nenhum instante me arrependi disso.
Meu pré-conceito muito provavelmente se deve ao fato do meu mínimo conhecimento do cinema russo (infelizmente minha concepção sobre esse assunto se restringe a Eisenstein e Tarkovski - gênios da sétima arte) ou ainda pode vir da minha breve leitura da sinopse, que muito longe de ser medíocre narrava sobre um acontecimento qualquer da 2ª Guerra mundial. 
 -"Mais um filme sobre a guerra" pensei comigo. E me enganei.
Este não apenas é mais um filme sobre a guerra, é simplesmente o melhor filme de guerra que já vi (salvo o histórico Apocalipse Now). Mesclando magistralmente uma história simples e absolutamente provável com cenas arrebatadoras, o filme não peca em momento algum pelo apelo dramático característico das versões hollywoodianas da guerra; se atém no entanto a narrar e demonstrar os conflitos gerado pela guerra de acordo com a visão pragmática dos russos.


Um dos ônus de se estar do lado capitalista do mundo é que historicamente nos é ensinado a visão desta ideologia sobre os fatos, e não diferente ocorre com as guerras. A vitória dos aliados na 2ª G.M nos foi contada magnanimamente a partir  batalhas e conflitos envolvendo os Estados Unidos, sendo que ataques em seu território (salvo a base Pearl Habor) foram nulos. A maior parte dos conflitos armados envolvendo os aliados se instaurou no território europeu.

O filme:

A Operação Barbarossa  (em alemão: Unternehmen Barbarossa) foi o codinome pelo qual ficou conhecida a operação militar alemã para invadir a União Soviética, iniciada em 22 de junho de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, rompendo assim com o Pacto Ribbentrop-Molotov (ou tratado de não-agressão) acordado entre os dois Estados menos de dois anos antes.
A operação iniciou com a invasão e tentativa de tomada dos alemães da Fortaleza de Brest (construída no século XIX na cidade de Brest na Bielorrússia) que foi palco de um dos capítulos mais importantes da segunda grande guerra.
O filme narrado em primeira pessoa, traz as lembranças do veterano de guerra Sashka Akimov, na época com apenas quinze anos. Sashka que era órfão, juntamente com seu irmão serviam ao exército vermelho e viviam na fortaleza, assim como a maioria dos familiares dos oficiais, inclusive Ania, a filha mais velha de um comandante e enamorada do menino.
Introduzidos no universo soviético pré-guerra, onde a especulação e medo tomavam ares aos poucos, o exército alemão surpreende e demonstrando maestria consegue invadir a Rússia e ataca a famosa Fortaleza de Brest.
Os soldados do exército vermelho resistiram ferozmente em condições medíocres durante dias, entre 29 e 30 de junho porém, a 45ª divisão de Infantaria alemã lançaram um grande ataque, auxiliado inclusive por bombardeiros Ju-88. O resultado é uma penetração profunda na fortaleza. Os lideres da resistência soviética foram presos e exterminados ou enviados a campos de prisioneiros. Este golpe liquidou a resistência organizada no setor e assim a batalha é considerada vencida pelos alemães. Mas bolsões de resistência organizada por pequenos grupos  ainda resistiram até a primeira semana de julho, aproximadamente.

O diretor Aleksandr Kott consegue um feito admirável: na tela, rostos desconhecidos (portanto contribuinte para uma maior realidade) e repleto de cenas épicas, como quando em meio ao bombardeio nazista um soldado alivia a agonia de seu cavalo, o chocante momento em que que um pai mutilado se suicida para salvar o filho ou o suicídio duplo de um casal, o filme tem o poder de nos emocionar e envolver de um modo peculiar.
Uma incrível narrativa de um importante conflito da segunda guerra mundial, que auxiliado por ótimas atuações e uma envolvente história se mostra uma formidável opção.


  






trailer do filme:


Pesquisar