COLOMBIANA - em busca de vingança



Colombiana – Em Busca de Vingança
Título original:  Colombiana
País de origem: Estados Unidos / França
ano: 2011
104 min.
Direção: Olivier Megaton
Roteiro: Luc Besson e Robert Mark Kamen.
Elenco: Zoe Saldana, Michael Vartan, Cliff Curtis, Lennie James e Jordi Mollà.

Colombiana, traz em seu enredo a já conhecida e repetitiva história presente em filmes do gênero, de um protagonista com atitudes e caráter questionáveis movido por um ideal (no caso a vingança) e impulsionados por algum trauma do passado. Porém a trama rompe com os clichês, justamente no que diz respeito ao protagonista, que neste caso fica com a talentosa e estupidamente bela Zoe Saldana; rompendo com a supremacia masculina nesse âmbito.
Aparentemente frágil e delicada, Zoe interpreta de forma satisfatória a enigmática Cataleya; que ainda criança no âmago do perigoso universo de cartéis colombianos, viu seus pais serem mortos sob a ordem do chefe supremo da máfia Dom Luis.


Ainda que sob a pena da perda da consistência da narrativa (que é aceitavelmente válida retirando esse episódio), presenciamos a grotesca cena de uma criança conseguindo escapar de um bando de assassinos perigosos e após conseguir um admirável acordo em uma embaixada, driblar a segurança norte-americana e fugir até "milagrosamente" localizar seu tio em território desconhecido.
A partir de então, a trama retoma sua regularidade e nos mostra os caminhos que Cataleya toma para conseguir sua ambiciosa vingança e alcançar o objetivo tão almejado por ela: se tornar assassina.


Com a ajuda e a proteção de seu tio Emílio, Cataleya inicia uma perigosa vida dupla. Enquanto vive um romance discreto com um artista plástico que nada sabe sobre a moça, ela se equilibra para esquivar de investigações para continuar seu percurso.
Sob a perspectiva de estar acima do bem ou do mal, Cataleya alimenta sua vingança eliminando figuras poderosas que cometiam algum tipo de infração.
Longe de ser a obra-prima de O. Megaton, este demonstra uma opção agradável para o gênero, onde cenas e diálogos dispensáveis são absolutamente compensados pela trilha sonora final, pautado na incrível Hurt de Johnny Cash, que cai como uma luva ao contexto de arrependimento e recomeço de Cataleya.






Pesquisar