TOMOE GOZEN - a linda face da coragem



A sociedade nipônica é reconhecida por ser tradicionalmente machista, a submissão das mulheres que iniciou durante a idade média ,se agravou e permanece (ainda que mais tênue) até hoje.
As mulheres japonesas porém, tiveram grande importância na história do país.


No século XII a sociedade do samurai estava em seu apogeu.
Embora sociedade samurai fosse dominada por homens, foram treinadas algumas mulheres nos clãs em artes marciais, especialmente no uso do arco e flecha -  eram as onna bugeisha (samurai).
Algumas delas como por exemplo, a Imperatriz Jingu, Nakano Takeko, Hojo Masako ou Tomoe Gozen tiveram um grande impacto sobre a história japonesa.

Dentre essas guerreiras, se destacou uma jovem "especialmente bela e de cabelos negros; era Tomoe Gozen, que viria se tornar a guerreira mais importante do Japão, cujos feitos foram relatados pelo famoso Heike Monogatari, nos Contos do Heike, documento antigo antigo que traz o relato épico da Segunda Guerra Genpei (1180-1185) e que narra como uma mulher bela e excelente espadachim e arqueira, foi tão exímia quanto qualquer um de seus companheiros masculinos.



 "Tomoe Gozen era a esposa de Minamoto Yoshinaka, um samurai em guerra com Minamoto Yoshitsune. Tomoe era especialmente linda, com pele branca, cabelo longo, e características encantadoras.
Ela era uma arqueira notavelmente forte e muito precisa, como uma espadachim ela era uma guerreira de valor inigualável, pronto confrontar um demônio ou um deus, montada ou a pé.
Ela controlou cavalos irrompiveis com habilidade soberba .
Sempre que uma batalha era iminente, Yoshinaka enviava essa valorosa guerreira, como o primeiro capitão de seu exército, equipada com armadura forte, uma espada enorme, e um arco poderoso; e ela executou mais ações de valor do que quaisquer dos outros guerreiros de Yoshinaka.".
(Contos do Heike).


A Guerra de Gempei entrou para história como a guerra que instaurou o primeiro governo regido por uma casta de guerreiros no Japão.
Quando Yoshinaka consquistou Kyoto do clã Taira, esse revelou o desejo de ser líder do clã Minamoto. Porém, seu primo Minamoto Yoritomo, mostrou-se contrário, o que gerou o descontentamento de seu primo e gerou uma ferrenha guerra entre eles.
Durante a Batalha de Awazu no rio Uji, o número de guerreiros de Yoshinaka era consideravelmente inferior frente ao exército inimigo, a derrota portanto era irremediável.
Dizem que Tomoe gritava ao seu marido:
"Eu quero lutar a última batalha gloriosa a seu lado mesmo a custa de minha vida."

       Nos registros Heike Monogatori dizem que, mesmo ela diante de um exército poderoso, se arremessou em como um raio e lutando como um furacão, ela enfrentava praticamente sozinha o exército inimigo.
      Ainda diante a eminente derrota pelo clã adversário, ela falou para o marido que ira lutar contra o exército inimigo,  para atrasa-los o tempo suficiente para ele poder cometer seppuku (suicídio ritualístico dos samurais), para não ser capturado pelas mãos do inimigo.
Com a morte de Yoshinaka, o destino de Tomoe após a batalha é desconhecido. Muitas teorias sobre o provável caminho tomado pela guerreira surgiram, sendo que o mais provável e aceito é o de uma possível reclusão num monastério budista.
A história da bela guerreira samurai que lutou por amor e demonstrou sua admirável coragem está presente no imaginário coletivo desde então.


Pesquisar