JOHNNY CASH - entre erros e glórias, nasce um mito


Com olhar distante, rosto sombrio, atitudes rebeldes e letras melancólicas. Assim que Johnny Cash emergiu para o mundo na década de 50: como um ídolo cujo exemplo não deveria ser seguido.O man in black, como  ficou conhecido, trazia consigo uma triste história e erros pela qual se culparia todos os dias da sua vida. Ele seria apenas mais um cantor do interior dos Estados Unidos que conseguiu atingir o sucesso, mas dono de um talento nato e uma voz sepulcral, quis o destino que ele se tornasse um dos maiores nomes da música de todos os tempos.

Nos campos de algodão


" Eu era uma criança, esse monstro que os adultos fabricam com as suas mágoas."
Jean-Paul Sartre



Johnny R. Cash nasceu no dia 26 de fevereiro de 1932, em Kingsland uma pacata cidade do estado norte americano do Arkansas, sendo o quarto membro de uma família de sete irmãos.
Os negócios na fazenda da família não deram certo e com apenas 3 anos de idade, mudaram-se para Dyess, onde a plantação de algodão seria a salvação financeira.
Mas uma infância pobre, estava longe de ser o pior pesadelo do pequeno John, que sofria com o alcoolismo e a agressividade gratuita de seu pai.
Com apenas cinco anos, Cash começou a trabalhar na plantação de algodão junto com seus irmãos. Porém no ano de 1944, a tragédia abateu-se sobre sua família.
Em uma manhã do mês de maio quando Johnny pescava perto da fazenda da família, seu irmão mais velho Jack  foi puxado por uma serra de madeira no moinho em que trabalhava, sendo quase partido ao meio. Jack ainda sofreria uma semana antes de morrer. Este incidente iria marcar a vida de Cash, que se sentia culpado por não estar com o irmão no momento; ele inclusive creditava à esse fato seu temperamento.
Neste período Cash, embalado por canções gospel começou a compor suas primeiras músicas enquanto aprendia com a mãe tocar guitarra.

Os primeiros passos pra fama

"Não se conquista a fama deitado sobre leves plumas."
Dante Alighieri




No ano de 1952, Johnny alistou-se na Força Aérea norte-americana e foi destacado para Alemanha. Durante sua estadia em território germânico, ele formou sua primeira banda os The Landsberg Barbarians, (na qual interpretava os primeiros temas que escrevera) foi ainda durante esse episódio que compôs um de seus maiores sucessos  "Folsom Prison Blues".
Quando voltou das forças armadas em 1954, Cash casou-se com Vivian Liberto, que havia conhecido antes da recruta e com quem iria ter quatro filhos, ainda no mesmo ano se mudou com a esposa para Memphis onde começou trabalhar como vendedor e à noite ele tocava em um bar local com sua nova banda The Tennessee Three.
Memphis estava em ebulição, fomentando uma revolução musical no seu âmago que ameaçava explodir a qualquer momento. E Johnny Cash foi o interruptor que faltava.
Em 1955, Johnny Cash encorajou-se e procurou o produtor musical Sam Philips (o mesmo que descobriu Elvis Presley) na produtora Sun Records.
Cash escolheu para o teste uma seleção de músicas gospel, no fim da audição recebeu de Sam a tarefa de voltar para casa e pecar, e depois voltar com uma música que ele pudesse vender.
No dia seguinte, Johnny voltou a gravadora e com a canção Hey Porter convenceu Sam, que entusiasmado impulsionou a gravação dos primeiros hits Cry Cry Cry e a canção usada na auditoria (Hey Porter).
As gravações seguintes de Cash  Folsom Prison Blues e I walk the line alcançaram consequentemente a 5ª e 1ª colocação no TOP 5 Country, e em 1957 ele lançava o primeiro álbum completo da Sun Records o "Johnny Cash With His Hot And Blue Guitar". Os seus dotes de compositor também não passaram despercebidos e rapidamente Cash passa também a escrever para estrelas como Elvis Presley, Roy Orbinson ou Jerry Lee Lewis.
Nesse período Johnny já era o cantor mais lucrativo da Sun (uma vez que Elvis, já havia abandonado o selo), e ele começava a sentir os efeitos negativos da fama. Fatigado pelos inúmeros shows e  descontente pelas limitações do contrato, Cash rompeu com a produtora e aceitando uma lucrativa proposta assinou com a Columbia Records.


Oscilando entre o caos e a redenção

"O caos é uma ordem por decifrar."
José Saramago




Os anos 60 surgiu com força total e seu frenesi, aliado com o ritmo frenético de shows e as constantes brigas conjugais ebuliram de tal forma que Johnny emergiu em um caos total. Buscando um alívio que jamais viria em anfetaminas, barbitúricos  e no álcool; ele tornou-se dependente.
Durante os anos 60 Cash lançou vários álbuns conceituais, como "Bitter Tears", de 1964 e "Ballads Of The True West", de 1965. Entretanto o vício continuava, e seu comportamento destrutivo provocou o divórcio, além de causar várias confusões durante seus shows.
Em junho de 1965, o caminhão de Cash pegou fogo devido a um rolamento de roda superaquecido, provocando um incêndio florestal em Los Padres National Forest, na Califórnia. O incêndio destruiu 508 hectares.
- "Eu não me importo com seus malditos urubus amarelos" teria dito durante esta ocasião.
O governo federal processou-o e recebeu 125,172 dólares.
A carreira e popularidade de Johnny declinava consideravelmente ao mesmo tempo que seus status de rebelde ascendia.
Johnny Cash parecia estar na rota inevitável da auto-destruição, quando conheceu June Carter, uma conhecida cantora country que superava seu segundo divórcio.
A parceria dos dois iniciou-se apenas no âmbito profissional e juntos lançaram a canção Ring of fire, que foi responsável por relançar a carreira de Johnny e alcançou o primeiro lugar nas paradas.
Johnny Cash tinha uma visão muito particular da vida. Para ele, não havia culpados nem inocentes perante os olhos uns dos outros, apenas perante os olhos de Deus. Além de isso lhe ter valido o rótulo de rebelde – ao qual ajudavam as prisões e as dependências de drogas – Cash aliou o estatuto de ídolo ao de ícone da contra-cultura.
Cash começou inclusive a dar concertos nas prisões, o que o elevou a um novo patamar de veneração e fez surgir dois de seus maiores sucessos os álbuns ao vivo Johnny Cash at Folsom Prison (1968) e Johnny Cash at San Quentin (1969).
Não era só o fato de ir tocar às prisões: era a própria atitude com que o fazia. No álbum de 1968 Johnny Cash At Folsom Prision, ele dizia:
“Antes de começar a tocar disseram-me que não me devia comportar assim ou assado, que devia tocar isto e aquilo e que não podia tocar esta ou aquela canção. O que eles não percebem é que eu estou aqui para tocar para mim e para vocês. Por isso, o que querem ouvir?”
Eram atitudes como esta que o elevavam a um nível superior de galvanização: já não era só o músico de exceção, era também o ídolo venerado.



Em 1968 após uma tentativa frustada de suicídio, Cash pediu June Carter em casamento, durante uma performance ao vivo em Londres. No dia 1 de março do mesmo ano, eles se casaram.
Impulsionado por seu amor por June, por sua fé revigorada e pelo nascimento em 1969, de seu único filho do sexo masculino John Carter Cash (os frutos de seu primeiro casamento foram 6 filhas) Johnny decidiu livrar se do vício.
Em 1970 ele inaugurou seu próprio programa pela rede ABC, o “The Johnny Cash Show” e se aventurou no cinema. Em 71 ele lançou a música Man in black, onde explicava seu apelido e sua atitude, quatro anos depois ele lançou sua autobiografia com o mesmo nome da canção.
A sua popularidade porém começou a declinar e suas canções não obtinham grande impacto, e diante desse episódio Cash após 7anos, teve uma recaída com as drogas.
Apesar de se ter tornado no mais novo músico de sempre a ter o nome inscrito no Country Music Hall Of Fame no início da década de 80 e ainda ter tentado o regresso ao formar duas super-bandas, os Survivors e os Highwaymen, ele aproximava-se perigosamente do esquecimento.
Em 1986, ele publicou seu único romance: Man in White; na década de 88, durante uma visita ao hospital, à um amigo Cash resolveu realizar um check-up que diagnosticou um leve problema e foi realizado uma cirurgia no coração.


Os últimos anos - a morte de um homem e o nascimento de um mito


"O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão."
Gabriel García Marquez



 Nos anos 90, o conceituado produtor Rick Rubin resgata-o para a sua produtora, American Recordings, na qual enceta uma série de quatro álbuns, já sob precárias condições de saúde, devido a um crónico problema de diabetes. Em quatro álbuns, Rick Rubin rejuvenesceu os seus clássicos, dando-lhes novas roupagens para um público mais jovem, intercalando-o com versões de êxitos contemporâneos, de bandas como os Soundgarden ou Beck.
Em 1997, Cash foi diagnosticado com a doença neurodegenerativa síndrome de Shy-Drager, é um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo, tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas. O diagnóstico foi depois alterado para neuropatia autonômica associada com a diabetes. Esta doença forçou Cash para reduzir sua turnê. Ele foi hospitalizado em 1998 com grave pneumonia, que prejudicou seus pulmões.
Os álbuns "American III: Solitary Man" (2000) e "American IV: The Man Comes Around" (2002) contém a resposta de Cash para sua doença sob a forma de canções de um tom ligeiramente mais sombrio do que os dois primeiros álbuns da série. O videoclipe de "Hurt", canção composta por Trent Reznor do Nine Inch Nails, foi indicada em sete categorias do Video Music Awards da MTV, ganhando o prêmio de Melhor Fotografia. Em 2004 "Hurt" também venceu o Grammy de Melhor Videoclipe.
Em maio de 2003, June Carter (a quem Cash creditava sua reabilitação) faleceu aos 73 anos de idade. Após sua morte, Johnny ainda produziu 60 novas canções (seguido o pedido que June lhe fez para continuar produzindo). Mas Cash não resistiu a vida sem sua amada e quatro meses depois de sua morte, no dia 12 de setembro de 2003, Johnny faleceu sendo enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens.
Morria o homem, mas sua voz ecoaria pela eternidade e assim nascia o mito!!!



"Eu me visto de preto pelos pobres e oprimidos
Que vivem no lado faminto e sem esperanças da cidade
Eu me visto assim pelo prisioneiro que há muito pagou por seu crime
Mas está ali pois é uma vítima do tempo".
da canção: Man in black

Pesquisar