A LEGIÃO ESTRANGEIRA - o fascinante exército internacional


"LEGIO PATRIA NOSTRA" 
inscrição feita no museu da legião


Toda Europa passava por um conturbado momento de crises na primeira metade do século XIX, o rei Carlos X acabava de ser destronado e revoltas explodiam por todo continente. A França na época mantinha diversas colônias e contava com uma força militar composta de diversos corpos estrangeiros tais como as Guardas Suiças e o Regimento de Hohenlohe (unidade de soldados estrangeiros).
O rei Luis Felipe I (que sucedeu o trono de Calos X) preocupado com o número surpreendente de imigrantes que chegavam ao país e vendo a possibilidade de fortalecer seu regimento militar, decretou no dia 10 de março de 1881 a fundação da Legião Estrangeira Francesa, que reunia todos os corpos estrangeiros do exército francês.
A prerrogativa do alistamento remunerado serviu para atrair atenção de mendigos, criminosos e imigrantes; o treinamento da legião era inconsistente e as condições eram precárias.
Em 1832 a legião estrangeira foi destacada para África, combater as forças rebeldes que queriam a independência da Argélia, em seu batismo de fogo.
Em 1835 após inúmeros óbitos e perdas durante a estadia da legião na Espanha (para auxiliar as forças reais na Guerras Carlista) o rei Luis Felipe decidiu criar a Segunda Legião Estrangeira Francesa tendo inicialmente 3 batalhões que continuava a sustentar as tropas na Argélia e logo foram se ramificando e crescendo.
Em um dos princípios da legião estrangeira, estava a condição de que o regimento não poderia agir em alguma guerra da França com algum país europeu, mas a exceção ocorreu quando eclodiu as duas guerras mundiais.
Além da campanha da Argélia e das guerras mundiais, a legião estrangeira também teve papel fundamental na Guerra da Criméia (1853-1856), na campanha da Itália (1859), na campanha do México (1863-1866), na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), no Protetorado de Tonkin (1883-1885) e na batalha de Dien Bien Phu (1954), entre outros.
Durante a batalha de Camerone no ano de 1863 no México, quando 65 legionários abateram 300 mexicanos resistindo a milhares, um comandante mexicano abismado com o feito relatou: 
- "Não são homens, são demônios!"
(No fim do confronto restaram 12 legionários que se entregaram e ganharam permissão para abandonar o campo de batalha com o corpo de seu comandante e suas bandeiras).

Atualmente a legião estrangeira está entre as melhores tropas especiais do mundo e o que as distingue das demais, é o fato de aceitar nas suas fileiras cidadãos estrangeiros de todos os países.
A Legião é composta por Regimentos de várias Armas: Infantaria, Cavalaria, Engenharia e Pára-quedistas. Ela tem cerca de 7 800 soldados divididos em 10 regimentos na França - onde fica a sede da Legião -, na Guiana Francesa, em Maiote (uma ilha do oceano Índico) e em Djibuti, na costa nordeste da África. 



Sobre a presença de brasileiros na legião:

Pesquisar