O continente africano, considerado o berço da humanidade, como todos sabemos foi amplamente devastado pelas potências mundiais, sobretudo no período de colonização. Porém muitos costumes e crenças cruzaram séculos e permanecem até hoje.
Trata-se de especifidades mantidas por gerações apesar do modernismo ter assolado o continente mostrando suas cruéis garras.
Dentre essas tradições está um ato milenar praticado e mantido com vigor por indivíduos de uma tribo primitiva da África, o de conceder a cada novo membro (cada criança) uma canção exclusiva e intransferível que lhe acompanha por toda vida. Este ato é chamado de Canção dos homens ou ainda Tua canção.
Quando uma mulher descobre-se grávida, ela fica incumbida de se afastar da tribo por um período até o momento que tenha inspiração para elaborar uma canção para a criança. Assim que a canção está composta a mãe a ensina para o pai da criança para que juntos cantem e o bebê se sinta desejado e então depois para toda tribo.
As músicas possuem sempre as mesmas notas, mas se diferem nas palavras usadas e no ritmo, é como se fosse uma identidade musical.
Deste modo quando a criança nasce, a tribo reúne-se e entoam a canção, que lhe é ensinada durante a infância.
A canção acompanha o indivíduo por toda vida, e é entoada sempre que se julga necessário e em todas as etapas importantes da vida, seja ele a passagem da infância para juventude, ou quando atinge a fase adulta e até mesmo quando o indivíduo se casa.
Se em algum momento da vida o indivíduo pratica algum crime ou qualquer tipo de infração, ele é levado até o centro do povoado onde se forma um círculo ao seu redor e a canção é entoada. Desta forma eles resgatam a identidade do indivíduo, eles acreditam que o erro não é contornado pela punição e sim pela demonstração de amor e pela lembrança da verdadeira identidade da pessoa, presente na canção.
Quando "sua alma está para ir-se deste mundo" a tribo se reúne novamente como em seu nascimento e cantam para a viagem.
A "canção dos homens" é uma maneira de ressaltar a individualidade de cada um, de acalentar dias atormentados e de manter viva a esperança e a certeza de quem és.
Esse costume milenar, se tornou conhecido pelo ocidente a partir de um texto elaborado pela escritora africana Tolba Phanem chamado Your song e em seu percurso ela ressalta com maestria a seguinte expressão, que explica de maneira sucinta e eficaz esse costume:
"Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém. Teus amigos conhecem a “tua canção” e a cantam quando a esqueces. Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes ou as escuras imagens que mostras aos demais. Eles recordam tua beleza quando te sentes feio, tua totalidade quando estás quebrado, tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso."
A "canção dos homens" constitui uma das milhares peculiaridades encantadoras da África, que de forma concisa e magnânima demonstra a genialidade e singularidade desse continente e nos convida a pratica do amor e do perdão e nos aconselha a não desistir e quando o peso das dificuldades ou a alegria da vida chegarem mais perto, lembrar quem realmente somos.
Your Song
Tolba Phanem
When a woman of a certain African tribe knows she is pregnant, goes to the jungle with other women, and together they pray and meditate until you get to “The song of the child.”
When a child is born, the community gets together and they sing their song.
Thus, when the child begins his education, people get together and he sings his song.
When you become an adult, they get together again and sing.
When it comes to your wedding, the person hears his song.
Finally, when your soul is going from this world, family and friends are approaching and, like his birth, sing their song to accompany it in the “journey”.
In this African tribe, there is another occasion when men sing the song.
If at some point the person commits a crime or aberrant social act, take you to the center of town and the people of the community form a circle around her.
Then they sing “your song.”
The tribe recognizes that the correction for antisocial behavior is not punishment, is the love and memory of his true identity.
When we recognize our own song, since we have no desire or need to hurt anyone.
Your friends know “your song”. And sing when you forget it.
Those who love you can not be fooled by mistakes you have committed, or dark images you show to others.
They remember your beauty as you feel ugly, your total when you’re broke, your innocence when you feel guilty and your purpose when you’re confused.