DE COSTAS PARA O MUNDO - retratos da Sérvia

Título: De costas para o mundo
título original: With their backs to the World
editora: Record
ano: 2007


A jornalista norueguesa Asne Seierstad, tornou-se conhecida em todo mundo após o fantástico e arrasador O livreiro de Cabul, um best-seller que figurou dentre os mais vendidos por todo planeta por um longo período.
Em De costas para o mundo, Asne retoma o estilo que lhe consagrou mundialmente e nos apresenta a Sérvia e os efeitos da guerra da Iugoslávia de um modo singular e extremamente atrativo.
Sob uma narrativa emocionante, a autora nos mostra personagens reais e nos insere em seus conflitos e divergências, ao mesmo tempo que diserta e encaixa perfeitamente fatores culturais e a históricos do país, favorecendo a compreensão do assunto.
Asne, consegue decodificar um país marcado pela diversidade religiosa e cultural (habitado por católicos ortodoxos e muçulmanos) e pelos traumas de uma guerra que assolou o coração da Europa durante a década de 90, aflorou o ódio entre vizinhos e se mostrou o conflito mais sangrento em território europeu, desde a segunda guerra mundial.
Dentre a narrativa do cotidiano dos personagens, Asne revisa a história sérvia desde o domínio otomano até as ditaduras de Tito ( da antiga Iugoslávia) e do genocida Slobodan Milosevic (descrevendo algumas de suas loucuras) entre relatos de estudantes, músicos, partidários e opositores dos regimes.

Um livro entusiasmante e indispensável para o maior entendimento deste período conturbado da histórias dos Balcãs.

mapa da Península Balcânica


Asne Seierstaid

Pesquisar