ROANOKE - a colônia perdida e o mistério de croatoan



Em 1587, em uma das primeiras tentativas de povoamento da América do norte, uma expedição comandada por John White e com cerca de 150 pessoas (os números são imprecisos) desembarcou na costa norte-americana (atual Carolina do Norte) e fixaram a colônia de Roanoke.
Surpreendidos pela escassez, White se viu obrigado a voltar para Inglaterra em busca de suprimentos, deixando na colônia 113 colonos, incluindo sua filha Eleanor, seu genro e sua neta Virgínia (a primeira criança inglesa nascida em solo norte americano).



Devido à vários contratempos, White só pode voltar à Roanoke três anos depois, ao desembarcar na costa porém, no dia 15 de agosto de 1590 ele e seus tripulantes não encontraram nenhum vestígio humano.
Todas as edificações, objetos pessoais e artefatos estavam intactos, apenas desmantelados pelas intempéries climáticas.
Em uma das árvores, White encontrou entalhado a palavra CROATOAN.





Provável explicação:

Devido à um incidente anterior, quando uma expedição de 15 homens, desapareceu na área correspondente a colônia, White havia instruído os colonos à deixar a colônia em caso de alguma emergência, deixando porém escrito em alguma árvore o local de destino e Croatoan era o nome de uma ilha indígena vizinha.
Por causa de uma terrível tempestade, White não pode se deslocar até a ilha para averiguar a situação de seus conterrâneos, e voltou para Inglaterra.
Inúmeras expedições foram organizadas para desvendar esse mistério, mas nenhum vestígio dos colonos jamais foi encontrado!!
Desde então o mistério de Roanoke; a ilha perdida, como ficou conhecida faz parte do imaginário das pessoas.







Pesquisar