GUERRA DAS MALVINAS - traduzindo o conflito

"Es la pelea de dos calvos por un peine"
Jorge Luis Borges
(sobre a futilidade de uma guerra por um arquipélago árido)



As Malvinas são um pequeno arquipélago, situado a 500 km da costa argentina, batizada de Falklands em 1690, pelo colonizador inglês John Strong e disputada por muitos anos pela Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Argentina e supostamente os Estados Unidos, até o final da I Guerra Mundial, quando é fixada definitivamente uma colônia britânica na região.
Em 1982, a argentina vivia sob a ditadura militar e era comandada pelo general Galtieri, que era pressionado pela população, já que o país era assolado por problemas sociais e econômicos.
Em uma tentativa desesperada de adquirir o apoio da população, o general viu uma possibilidade de encorporar o arquipélago à seu território e deu início aquilo que chamou de operação Rosário.
A Operação Rosário, consistia em uma série de ações de intensidade crescente destinadas a recuperação do arquipélago.
No dia 2 de abril de 1982, as tropas argentinas invadiram o arquipélago, e rebatizaram a capital Port Stanley para Puerto Argentino. Enquanto a mídia noticiava a vitória argentina, os ingleses tentavam estabelecer um acordo pacífico para a retirada das tropas.




Com a recusa de Galtieri de um eventual acordo, a primeira ministra britânica Margaret Thatcher, deu inicio a  Operação Sutton  no dia 21 de maio, quando as tropas britânicas desembarcam na Baía de San Carlos, com uma incrível superioridade bélica, apoiados por ataques aéreos e milhares de equipamentos e fuzileiros.
A derrota argentina era questão de tempo, e depois de fracassos e equívocos das tropas argentinas,  o conflito teve fim no dia 14 de junho, com um saldo de óbito lamentável de 649 soldados argentinos e 250 ingleses. 
Após o fracasso na guerra e a galopante crise inflacionária que atingiu a Argentina, a população se rebelou contra o governo ditatorial e o general Galtieri foi deposto.
Calcula-se que o suicídio de veteranos argentinos ultrapassam 260 e do lado britânico o número de suicídios contabilizam mais que as perdas durante  a guerra.Ainda existem 16.600 minas terrestres nas Maldivas.







Pesquisar