SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND - a inovação que fez história





Em 1967, os Beatles já não eram vistos com bons olhos, por causa da famosa declaração de John Lennon em uma entrevista, em que afirmava que eles eram mais populares que Jesus Cristo, tumultos gerados em sua última turnê devido à essa declaração impulsionou os integrantes a optar por não fazer mais turnês, e desta forma os Beatles iniciava sua "fase de estúdio".
Depois de lançarem as gigantes Penny Lane e Strawberry Fields Forever em um compacto, para sanar os boatos do fim da banda, os Beatles lançam no dia  01 de junho de 1967 o álbum Sgt. Peppers lonely hearts club band (banda do clube de corações solitários do sargento Pimenta), aquele que viria à se tornar o maior sucesso da história da banda e o álbum mais influente da história da música!
Gravado na época do psicodelismo e da experimentação, o álbum rompeu com todos os conceitos existentes na época e inovou em vários aspectos.
Trazendo as músicas em uma sequência formidável, em que juntas constituem uma história e se complementam, o disco trás 13 canções que agregam orquestrações, instrumentos hindus (influência de Lennon), sons de animais e gravações tocadas ao revés.
Vários clássicos fazem parte do álbum, tal como a polêmica Lucy in the Sky with Diamonds, que supostamente fazia alusão ao LSD por suas iniciais maiúsculas e foi proibida inclusive de ser transmitida na BBC; Whith a little help from my friends, que era cantada por Ringo Starr e alcançou o topo das paradas, além da canção título do álbum.
Na capa do álbum, trazida personalidades como Carl Jung, Bob Dylan, Allan Poe, Karl Marx, Marilyn Monroe, Marlon Brando, Oscar Wilde, dentre outros.



Sgt. Peppers lonely hearts club band, foi produzido por George Martin e foi  o primeiro álbum conceitual da história, inovando e surpreendendo todo meio musical da época.



Pesquisar