GUERRA DO VIETNÃ - as imagens que definem




Há quarenta anos, a foto de uma menina de nove anos de idade correndo nua, com o corpo coberto de Napalm e chorando, tendo como imagem de fundo outras crianças, soldados e um bombardeio; tornou-se o símbolo da Guerra do Vietnã, e uma das fotografias mais influentes do século XX.
A foto do jovem fotógrafo Nick Ut, rodou o mundo e ganhou um prêmio Pulitzer.
A Guerra do Vietnã, foi uma sangrenta batalha envolvendo os Estados Unidos e o Vietnã do Sul contra o Vietnã do norte (vietcongues).
A guerra teoricamente foi uma tentativa dos EUA de conter o socialismo no Vietnã do norte, e proteger seus aliados do Vietnã do sul.
Os Estados Unidos, que participava indiretamente do conflito entre os vizinhos do Sul e do Norte, entraram declaradamente na guerra em 1964, e enviou suas tropas para o país.
A expectativa de fácil vitória dos norte americanos, frente aos vietcongues devido à superioridade de suas tecnologias foi frustada,  já que foram surpreendidos pelas condições climáticas do país.
No final da década de 60, as tropas do Vietnã do Norte invadiu o do Sul e tomou a embaixada dos EUA no país, a repressão foi imediata e esse foi o período de maior violência do conflito.
Ao mesmo tempo, as manifestações contrárias ao conflito cresceram em todo território norte americano, impulsionados pela ideologia de "paz e amor" jovens exigiam o fim da Guerra e festivais como Woodstock(1969) foram realizados para reforçar esse desejo.
Sem o apoio popular e com inúmeras perdas e óbitos, o governo norte americano aceitou o Acordo de Paris (que previa cessar fogo) em 1973, e em 1975 acontecia a retirada das tropas do país.


                                                      "A guerra é o inferno!"






















treinamento militar norte americano (supremacia tecnológica)


monge budista ateia fogo ao corpo em protesto a guerra

Festival de música Woodstock

Pesquisar