JOGO DE PODER- política de interesses


título original: Fair Game
ano: 2010
diretor: Doug Liman
duração: 108 min.
país: E.U.A
elenco: Naomi Watts, Sean Pean, Noah Emmerich
distribuidora: Paris filmes


Inspirado em fatos reais, o filme narra a história de conflitos de interesses e os atos antiéticos e desnecessários que resultaram na exposição da identidade secreta de uma agente secreta da CIA, durante o período de invasão do Iraque após o ataque de 11 de setembro.

Valerie Plame, interpretada magistralmente por Naomi Watts é uma importante agente  da CIA, que é incumbida de verificar e encontrar provas da existência de armas nucleares no Iraque (que seria usado para justificar uma futura invasão norte americana no país). Casada com Joe Wilson um ex diplomata do país, Plame tem que dividir sua vida secreta com o papel de mãe e esposa.




O inferno profissional e pessoal de Plame, tem início quando em uma das etapas da investigação seu marido é utilizado para verificar a possível transação de urânio entre o Níger e o Iraque.
Mesmo com todas as indicações na não existência de armas nucleares no Iraque, alguns membros do governo dos EUA, usam da persuasão e o presidente decide por invadir o país árabe; o que causa a revolta em Wilson que decide escrever um artigo em um jornal sobre o assunto, revelando que não seria possível a translação entre o país africano e o Iraque, gerando uma imensa revolta popular.
A partir dai tem início um onda de controvérsias e retalhações irregulares por parte da Casa Branca, a identidade secreta de Plame é revelada em um jornal pelo auto-comando norte americano que afirma que seu marido foi inserido na investigação à seu pedido. Este fato desencadeia uma série de desconfortos que coloca em extremo o casamento de Valerie, além de esgotar suas forças.





Uma incrível história de como os interesses políticos podem sobressair à ética e como informações podem ser manipuladas e interpretadas de acordo com as visões e necessidades.

verdadeira Valerie Plame

Pesquisar